sexta-feira, 17 de agosto de 2007

MAX ROACH - A ascensão de um Mestre


Morreu na última quarta-feira(15/08), em Nova York, o Mestre do ritmo, da bateria, do jazz... Maxwell Lemuel Roach - Max Roach. Aos 83 anos, enquanto dormia.

Baterista lendário, Roach é um dos totens do Jazz. Junto com Charlie Parker, Dizzie Gillespie, Thelonious Monk, Bud Powell e Miles Davis. Ou seja, os mais revolucionários da história do gênero mais influente na música ocidental do século XX.

Pode-se dizer que ele é "O" cara, que materializou, com suas baquetas, sua incrível técnica e sua incomparável sensibilidade artística as revoluções e inquietações mais profundas e insólitas dos gênios da improvisação. Bebop, free jazz, hard bop. Roach praticamente inventou e criou as levadas, os grooves, as linguagens que avançaram na história desses ritmos-estilos. Antes dele, a bateria era apenas uma base 'sólida' para o brilho dos demais membros das orquestras. Roach, juntamente com o Buddy Rich, quebrou os paradigmas e elevou a bateria ao status de instrumento musical e virtuoso. Muito além do ritmo, Max Roach tocava música com pratos e tambores.

Tenho há um certo tempo, de quando ainda me aventurava nos papa-mamas, flans, drags e paradiddles, um CD chamado "Rich versus Roach- A battle of bands and drums between Buddy Rich and Max Roach. Compilado em 1986, pela PolyGram Records, Inc. Onde os dois duelam tocando os mesmos temas. É nítido tanto o virtusísmo técnico admiradíssimo em Rich, quanto a musicalidade, não despida de técnica apuradíssima de Roach. É um deleite para os amantes das baquetas.

Tudo que se disser de Max Roach será pouco, na verdade. Por isso, em sua homenagem, segue dois links para quem quiser saber mais. O primeiro em português e o segundo em inglês. Além desse solo onde mostra as infinitas capacidades desse instrumento tão sublime, muitas vezes incompreendido e poucas vezes respeitado: a bateria, o coração de qualquer grupo musical que a tenha em seu meio.

Max Roach 1

Max Roach 2

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial