quinta-feira, 20 de setembro de 2007

MANO BROWN - O REI MANO


Ultimamente tenho dado um mergulho muito instigante e esclarecedor na cultura hip hop, principalmente o Rap, daqui de São Paulo. Graças a uma amiga fofa (bjo Gigi:).

Fomos num campeonato de Dj's no Studio Sp. Maravilhoso. Devidamente "coberto" pela Gigi para o supra site amigo e parceiro NaOrelha. Depois rolou uma festa 'firmeza' no Hotel Cambridge. Tão bom quanto. É impressionante a força dessa cultura e sentimento da raça nessa cidade.

Quantos tipos humanos tão diferentes e inusitados, e belos. Ainda longe do dia-dia real do brasileiro. Infelizmente.

São Paulo é o lugar onde é mais forte, firme e diversificado o movimento. E aqui há um Rei, com R maiúsculo: Mano Brown. Dos Racionais MC's.

É impressionante a força textual, vital e o poder e domínio que Brown tem em seus súditos. Não à toa. Suas letras, rimas, palavras e referências usadas se destacam de longe de seus 'manos' de Racionais. É impressionante. Além do suingue, claro. Uma pérola.

Sem falar nos beats, samplers e grooves ajambrados por KL Jay. Antenado com o que há de mais cool e novo pelo globo.

Taí alguém que sabe o que faz, o que é e o que representa. Sabe de sua responsabilidade para com os milhares de milhões de órfãos do poder público que vivem nas 'quebradas' das periferias sem esperança de uma luz do destino em suas vidas. Ele transmuta sua força em esperança nos corações e mentes de seus fiéis trutas, manos e minas. Sem treta.

Digo, sem medo, que não há, hoje, no Brasil, alguém no meio artístico com tanto valor Humano e com tanto respeito do que Mano Brown. É necessário alçá-lo para onde merece.

É o ícone do movimento cultural mais forte hoje no país. O Rap Nacional.

O DVD dos Racionais, "1000Trutas, 1000 Tretas", é um fenômeno de vendas. Sem grande esquema oficial de divulgação, sem tv, sem grandes rádios. A onda é forte.

Acabo de saber, via a mesma Gigi, fonte seguríssima, que Mano Brown estará no programa Roda Viva, da Tv Cultura, na próxima segunda-feira, 24/09.

Não perca esse oportunidade, não corra o risco de perder mais uma página da história.

JESUS CHOROU

Confira a obra-prima de Mano Brown.

Marcadores: , , , , ,

4 Comentários:

Às 20 de setembro de 2007 às 12:58 , Blogger Serjão disse...

Salve, salve Don!!!!

Brown realmente é um rei, na verdade ele é um profeta da periferia, suas apresentações, são na verdade culto a um lider quse que espiritual da galera que vem das ruas. Na verdade o Racionais, tem quatro elementos fundamentais: Mano Brown é o poeta/profeta; Ice Blue é o RP que une todos, Edi Rock é o mais periferia de todos o porta voz da favela, e KL Jay é o genio, o mago dos beats.

Nessa segunda Brown vai estar no roda viva, mas isso não quer dizer que ele vai falar tudo, isso depende muito de quem vai estar por lá fazendo as perguntas. Dois nomes já estão na lista dos entrevistadores (isso segundo informações que chegou aqui na redação). Um é o Ferrez, que é certamente um nome bom para estar por lá, outro é o editor da Rolling Stone, que não posso comentar sobre pois não conheço a fundo. Um nome que eu gostaria muito que estivesse é o do Andre Caramante, um dos melhores jornalistas da Folha de SP (e que por coincidência é o autor da foto que ilustra seu post). Caramante além de amigo pessoal do Brown conhece como poucos o que é o hip hop.
Bons textos meu imão.
Abração
Serjão Musashi

 
Às 20 de setembro de 2007 às 14:29 , Blogger Gisele Coutinho disse...

Que querido vc Don!
Enfim... mais um dos entrevistadores será o Pauli Lins, que escreveu Cidade de Deus.
E desde já vc tá convidado para ir numa festinha de rap amanhã. Perto de casa!

 
Às 20 de setembro de 2007 às 15:46 , Blogger Serjão disse...

Acabou de chegar a lista dos entrevistadores:
e-mail da cultura:
"O programa ao vivo, que será conduzido pelo jornalista Paulo Markun, contará com uma bancada de entrevistadores formada por Maria Rita Kehl (psicanalista); Paulo Lins (escritor, professor de literatura e roteirista de cinema); Renato Lombardi (comentarista da TV Cultura); Ricardo Franca Cruz (editor-chefe da revista Rolling Stone Brasil); José Nêumane (editorialista do Jornal da Tarde e comentarista da Jovem Pan e SBT)."

Não gostei da lista...
Falta o Ferrez e o Caramante.
Paulo Lins é legal, mas é do Rio e não convive tanto com o povo do rap de Sampa. Fraca a bancada. Vou assistir porque é o Brown, mas os entrevistados eu não curti.

Fui...

 
Às 28 de setembro de 2007 às 12:33 , Blogger David Bemfica disse...

Blog Supra, comentários Supras.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial